<$BlogRSDURL$>

2004-03-18

É preciso Ter lata

Para chegar ao extremo (segundo ouvi anteontem na Antena 1) de requerer nas Nações Unidas uma resolução a condenar a ETA, ainda por cima com base em provas falsamente apresentadas para sustentar a validade da pretensa resolução, como por exemplo a da origem dos explosivos ser semelhante aos usados pela organização terrorista basca, quando já havia indicações de que o tipo de explosivos encontrados não coincidir de todo com os usualmente usados pela mesma.

Outras realidades vêm agora á tona sobre os futuros ex-governantes de Espanha, e são elas o controle feito sobre grande parte dos meios de comunicação pelo governo de Aznar que, levava a que, dizia ontem (no canal 2) um jornalista da TVE, estando ele em Barcelona, segui-se no Sábado à tarde os acontecimentos de Espanha pela RTP, dando a entender que, a informação veiculada pelas cadeias de televisão espanholas estaria a ser filtrada. Outra realidade que aparece agora mais clara, também referida pelo mesmo jornalista (Ramón Font), recordou-me os tempos do cavaquismo, tem a ver como dizia ele, com o estilo, no caso roçando o autoritarismo, da maioria do PP.

Isto vem lembrar que, no estado actual de concentração empresarial dos média, assume especial relevo, a confrontação da mesma informação em diversas fontes e de diferentes tendências políticas, como forma de ultrapassar eventuais tentativas de manipulação da informação.
Neste contexto os Weblogs (vulgo blogues) representam também um papel importante, são em muitos casos elaborados por pessoas com um contacto próximo da informação ex: jornalistas e políticos, são tendencialmente independentes de interesses económicos, por outro lado, respondem à realidade actual de predomínio do comentário, sobre a notícia, procuram-se normalmente em pessoas que se têm como melhor (in)formadas, a interpretação dos acontecimentos. Acresce ainda a velocidade de actualização, aspecto a não menosprezar em tempos como estes sequiosos da informação no momento, e não na manhã seguinte.


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?