<$BlogRSDURL$>

2004-04-29

O Polvo

Segundo a Visão de hoje, as estruturas locais ( de Gondomar) do PSD estarão enterradas até ao pescoço em esquemas de financiamento partidário ilícito, no âmbito das investigações da PJ - Apito Dourado.
Quem a esta altura poderá dizer - Eu avisei . serão Rui Rio, Pacheco Pereira e outros (poucos) dirigentes partidários que em devido tempo chamaram a atenção para as ligações perigosas entre a Política, o futebol e os empresários da construção civil. O menú inclui um cofre com dinheiro (muito) em casa de J.L.Oliveira, licenças duvidosas para obras, terrenos da autarquia, despesas do PSD pagas por este, e três meses de escutas telefónicas sumarentas. A confirmarem-se em julgamento as suspeitas podemos dizer que o que parecia era mesmo, só é, mais uma vez lamentável, que tenha acontecido durante tanto tempo nas nossas barbas e com o nosso dinheiro (pelo menos de quem paga os impostos).

Perdeu-se há dias na última revisão constitucional, cozinhada entre os grandes da política e o PP, uma oportunidade de, pelo menos, limitar estas tentações, que seria a limitação dos mandatos autárquicos, que, da forma como estão permite que, se eternizem no poder, construindo à sua volta redes de dependência que potênciam a corrupção e o compadrio, ficaram-se apenas por uma vaga declaração de intenções sem efeito prático aparente. Perante isto, apetece concluir que aos partidos ao centro que distribuem entre si o poder político no país, interessa manter o statu quo que, lhes permite obter á custa de favores públicos, financiamentos partidários para alimentar as campanhas políticas (os isqueiros, os aventais, os sacos plásticos, as feveras e o caldo verde, as camionetas para os congressos, etc).
Está-se desta forma a lavrar terreno, ao crescimento em força, dos discursos justiceiros das forças políticas que dominam as margens do espectro político, resta a consolação do PP ter votado a revisão, de outra forma seria possivelmente a próxima das bandeiras do PP de PP.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?