<$BlogRSDURL$>

2004-04-27

Ouriços Vs Raposas (4)

Friederich Hegel

(1770-1831)

George Wilhelm Friedrich Hegel, filósofo alemão. Nasceu Estugarda. Aos 18 anos de idade ingressou no seminário protestante de Tubingen, para estudar teologia, onde conheceu e foi amigo de Schelling (1775-1854) e Holderlin.O pietismo, uma das correntes gnósticas do protestantismo, influenciou profundamente o seu pensamento.

Hegel foi um ilustre professor universitário de filosofia. Iniciou a sua actividade de professor em Berna, na Suiça, entre 1793 e 1796, e depois em Frankfourt, de 1797 a 1800. Foi depois mestre de conferências na Universidade de Iena (1801-1806), professor e reitor num colégio de Nuremberga (1808), depois professor em Heidelberg e finalmente em Berlim (1817-1831), onde permaneceu até à morte.

Filosofia

Hegel concebeu o modelo de análise da realidade que maior influencia teve ao longo de todo o século XIX e XX, nomeadamente em pensadores como Schopenhauer, Nietzsche, Marx, Kierkegaard ou Jean-Paul Sartre. A sua filosofia, que recusa a concepção filosófica de Kant, assumiu um carácter enciclopédico. Hegel debruça-se sobre domínios tão diversos como lógica,direito,religião,arte,moral,ciência ou a história da filosofia e em todos eles vê a manifestação do Espírito Absoluto que se materializa e revela através da História Humanidade.

Na filosofia hegeliana, parte do pressuposto que a negatividade é inerente ao real, o positivo só se realiza através negativo (ideia inspirada em Heraclito, mas sobretudo em Schelling). A dialéctica é o método que permite compreender e elucidar a racionalidade do real.


Outras fontes :

http://www.vidaslusofonas.pt/georg_hegel.htm

http://www.terravista.pt/IlhadoMel/1188/k.teses_sobre_hegel.htm

http://www.educ.fc.ul.pt/hyper/enciclopedia/cap3p7/romantico.htm


Outra fonte utilizada foi "O Mundo de Sofia" de Jostein Gaarder, editado pela presença, que, tratando-se de traduzir a filosofia para linguagem perceptivel pelo comum dos mortais como e o meu caso, nao encontro melhor.

De Hegel o que pude reter depois de ler, reler e treler as fontes citadas, foram os conceitos de Espirito do Mundo (Weltgeist) e de metodo dialetico, segundo ele pode concluir analisando a Historia, o mundo evolui de forma predeterminada em determinado sentido, tendo como impulsionador o metodo dialetico, que faria surgir do confronto dos opostos uma terceira via que aproveitaria o melhor das teses/antiteses em confronto, avançando-se assim por degraus sempre em direcçao a uma situaçao mais positiva que a anterior.

Penso que muita gente tem isto como dado adquirido, e olhando tambem para tras na Historia, a tentaçao de o concluir e grande, havera hoje menos fome, menos doenças, mais progresso tecnologico,..., no entanto a organizaçao social, reflectindo mais profundamente , apresenta-se de forma muito fragil, muito volatil, basta atentarmos nas franjas de radicalismo que proliferam pelo mundo fora, e na facilidade com que pegam de estaca, se bem manipuladas, por um qualquer lider populista.
Curiosamente, ou nao, tive consciencia desta fragilidade, pela mao de um dos arautos do Liberalismo em Portugal, o J.C.Espada, nas suas cronicas de ha uns anos as Segundas-Feiras no Publico.


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?