2004-04-18
Para que serve a filosofia?
...O homem económico toma conta de si, numa luta competitiva com os outros. Ora, se as pessoas pensarem que somos todos assim, sempre, as suas relações com os outros transformam-se; pois terão menos confiança nos outros, serão menos cooperativos e mais desconfiados. Isto muda o modo como interagem com os outros, o que acarreta vários custos. Irão descobrir que é difícil, e por vezes impossível, manter actividades cooperativas: podem ficar encurralados naquilo a que o filósofo Thomas Hobbes (1588-1676) chamou «a guerra de todos contra todos». Na vida real, essas pessoas terão um alto custo a pagar, pois estão sempre a pensar que estão a ser enganadas....
Texto retirado de Pense: Uma introdução à filosofia, de Simon Blackburn (Lisboa: Gradiva, 2000).
Na nossa rectaguarda houve muita gente que pensou as situações ao longo da História da humanidade, para evitar os mesmos erros, para não termos que partir do zero, resulta daqui a meu ver o interesse da Filosofia, e já agora da História. O texto (não este pequeno excerto) apresenta argumentos mais fundamentados a esse respeito.
...O homem económico toma conta de si, numa luta competitiva com os outros. Ora, se as pessoas pensarem que somos todos assim, sempre, as suas relações com os outros transformam-se; pois terão menos confiança nos outros, serão menos cooperativos e mais desconfiados. Isto muda o modo como interagem com os outros, o que acarreta vários custos. Irão descobrir que é difícil, e por vezes impossível, manter actividades cooperativas: podem ficar encurralados naquilo a que o filósofo Thomas Hobbes (1588-1676) chamou «a guerra de todos contra todos». Na vida real, essas pessoas terão um alto custo a pagar, pois estão sempre a pensar que estão a ser enganadas....
Texto retirado de Pense: Uma introdução à filosofia, de Simon Blackburn (Lisboa: Gradiva, 2000).
Na nossa rectaguarda houve muita gente que pensou as situações ao longo da História da humanidade, para evitar os mesmos erros, para não termos que partir do zero, resulta daqui a meu ver o interesse da Filosofia, e já agora da História. O texto (não este pequeno excerto) apresenta argumentos mais fundamentados a esse respeito.
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