<$BlogRSDURL$>

2004-04-05



Rodrigo Emílio, poeta, ensaísta e crítico

EURICO DE BARROS
Rodrigo Emílio, poeta, ensaísta, crítico e polemista, morreu em Lisboa, no domingo, após doença prolongada. Tinha 60 anos. Rodrigo Emílio era o nome literário de Rodrigo Emílio de Alarcão Ribeiro de Mello, nascido em Lisboa, a 18 de Fevereiro de 1944. Era filho do poeta e crítico Rodrigo de Mello e bisneto, pelo ramo paterno, do poeta romântico Thomaz Ribeiro.

Bacharelado em Filologia Românica, e profundo conhecedor da literatura francesa, Rodrigo Emílio deixa uma vasta obra poética, parcialmente reunida em colectâneas como Primeira Colheita (1957-1972) ou Serenata a Meus Umbrais (1964--1974), esta incluindo ainda textos de reflexão e intervenção política e ideológica, bem como a «entrevista-depoimento» O Poeta que se Vestiu de Soldado, feita a propósito da antologia, de sua responsabilidade, Vestiram-se os Poetas de Soldados (1973), feita por ocasião do I Congresso Nacional de Combatentes do Ultramar. (O autor prestou serviço militar em Moçambique, entre 1968 e 1970, como alferes miliciano). Serenata a Meus Umbrais inclui ainda as letras de fados escritas por Rodrigo Emílio.

O autor colaborou também nos suplementos literários do DN, do Diário da Manhã , do Notícias, de Lourenço Marques e do Correio do Minho, entre outros, e em muitos semanários, quinzenários e revistas. Deve-se-lhe ainda a versão portuguesa do texto poético da opereta Canção de Amor, com música de Schubert, estreada no Teatro da Trindade, em 1963. Produziu também para a RTP os programas de poesia Vestiram-se os Poetas de Soldado e Sobre a Terra e Sobre o Mar.

Ganhou, entre outros, prémios de poesia e ensaio do Diário de Lisboa, do SNI e da Emissora Nacional. Foi igualmente distinguido com o prémio de Poesia General Casimiro Dantas da Academia das Ciências de Lisboa, referente a 1973, que no entanto não foi tornado público após o 25 de Abril, «em vista das escorreitas convicções políticas do autor», nas palavras do mesmo.

Podem ser lidos na Internet alguns inéditos de Rodrigo Emílio, nomeadamente nos blogues Último Reduto, Nova Frente e Sexo Dos Anjos.

O funeral de Rodrigo Emílio realiza-se hoje, às 16.00, para o cemitério de Parada de Gonta.


Notícia do DN de 05/04/2003


É-me difícil pôr esta notícia aqui sem ser sarcástico, cito apenas S.G. ( Gigante)

O fascismo é uma minhoca
que se infiltra na maçã
ou vem com botas cardadas
ou com pézinhos de lã

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?