2004-09-26
A ideia parece aliciante. Ninguém contesta que cabe aos pais o direito sobre a educação dos filhos pequenos
Tenho acompanhado com muito interesse e alguma apreensão, esta incursão liberal sobre a educação, Luis Salgado Matos numa crónica no Público de Segunda-Feira passada sublinha, a meu ver com razão, alguns aspectos negativos da situação.
Fundamentos da cartilha liberal
Deve haver o máximo de indicadores sobre as escolas e os pais poderem escolher em liberdade.
(...)
O Fórum para a Liberdade de Educação existe para defender o direito fundamental de que "Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos" (Art.º 26º da Declaração Universal dos Direitos do Homem), que são os "clientes do serviço", e não as escolas, que são os "fornecedores do serviço".
(...)
se a concorrência, mesmo que apenas potencial, é a pedra angular de mais qualidade e menor custo
Escolher em liberdade pressupõe, faltou explicar, total transparência e absoluto conhecimento e domínio da informação por parte de quem escolhe, dito isto poderei concordar que a concorrência será pedra angular de menor custo, já de maior qualidade tenho as mais sérias dúvidas.
Há ainda uma dúvida, que não pude esclarecer, como é que as escolas mais procuradas preencherão os lugares? se a resposta a esta dúvida for, como suspeito, pelo critério das melhores notas, isto deriva inequivocamente num sistema educativo a duas velocidades em que no pelotão da frente estarão seguramente os de maior mérito $$$€€€, e no outro os piolhosos, os que vão para as aulas sem pequeno almoço, os que não levam lanche, os que tendo direito a subsídio público não o requerem por incúria, aqueles para os quais chamou a atenção a D.Lurdes responsável pela escola do Daniel, alertando para uma situação para a qual os mentores do Fórum para a Liberdade de Educação estarão talvez, a milhas de ter conhecimento.
Já agora : os do pelotão da frente associam-se para fazer lobby em prol do seu interesse, e os de trás?
Tenho acompanhado com muito interesse e alguma apreensão, esta incursão liberal sobre a educação, Luis Salgado Matos numa crónica no Público de Segunda-Feira passada sublinha, a meu ver com razão, alguns aspectos negativos da situação.
Fundamentos da cartilha liberal
Deve haver o máximo de indicadores sobre as escolas e os pais poderem escolher em liberdade.
(...)
O Fórum para a Liberdade de Educação existe para defender o direito fundamental de que "Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos" (Art.º 26º da Declaração Universal dos Direitos do Homem), que são os "clientes do serviço", e não as escolas, que são os "fornecedores do serviço".
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se a concorrência, mesmo que apenas potencial, é a pedra angular de mais qualidade e menor custo
Escolher em liberdade pressupõe, faltou explicar, total transparência e absoluto conhecimento e domínio da informação por parte de quem escolhe, dito isto poderei concordar que a concorrência será pedra angular de menor custo, já de maior qualidade tenho as mais sérias dúvidas.
Há ainda uma dúvida, que não pude esclarecer, como é que as escolas mais procuradas preencherão os lugares? se a resposta a esta dúvida for, como suspeito, pelo critério das melhores notas, isto deriva inequivocamente num sistema educativo a duas velocidades em que no pelotão da frente estarão seguramente os de maior mérito $$$€€€, e no outro os piolhosos, os que vão para as aulas sem pequeno almoço, os que não levam lanche, os que tendo direito a subsídio público não o requerem por incúria, aqueles para os quais chamou a atenção a D.Lurdes responsável pela escola do Daniel, alertando para uma situação para a qual os mentores do Fórum para a Liberdade de Educação estarão talvez, a milhas de ter conhecimento.
Já agora : os do pelotão da frente associam-se para fazer lobby em prol do seu interesse, e os de trás?
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