<$BlogRSDURL$>

2004-10-09

Filmes

O fim de semana passado foi particularmente cinéfilo lá por casa

Kids (Larry Clark)

Uma visão crua da juventude americana, centrada quase na obcessão pela sexualidade. Agradou-me sobretudo, como já acontecera em Ken Park (do mesmo realizador ), e também em Mistic River, um visão da América sem o polimento habitual servido nas produções de Hoolywood.


Um Chá no Deserto (B.Bertolucci)

Um filme a ver com mapa na mão acompanhando a deambulação do trio de personagens pelas fantásticas paisagens do deserto norte africano, e o seu confronto com o desconforto da vida nesses locais. Interessante tentar perceber que motivações levaram a que povos criassem lugares daqueles, povoados de construções fantásticas, em locais tão inóspitos para nós, habituados ao conforto do estilo de vida ocidental.
Confesso que, sem querer menosprezar o J.Malkovitch, um gosto particular pela Debra Winger não é alheio ao meu interesse pelo filme.
Depois de o ter visto pela primeira vez ainda em exibição na extinta sala-bébé do cinema Batalha, revendo-o agora confesso que continuo sem perceber claramente a essência do filme, no que diz respeito ao relacionamento entre os três personagens principais e ao desenlaçe final.




Tenho procurado com pouco éxito, elementos que ajudem a fazer um juizo sobre a vida quotidiana nos regimes comunistas de leste, pela via da literatura tentei o De Moscovo a Petushki (Cotovia-não me lembro do autor)sugerido já não sei onde por uma escritora portuguesa, não correspondeu ao pretendido.
O filme Goodbye Lenin não sendo suficiente para uma posição segura sobre o assunto, já trouxe algo mais consistente. O paradoxo do peso da propaganda, a iconografia abundante, os desfiles militares, o culto sufocante da personalidade, como se a aparente bondade de uma ideia não fosse suficiente para fazer aderir as pessoas, a mesma desconfiança que causa quando nos querem vender alguma coisa a todo o custo.





Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?