<$BlogRSDURL$>

2004-11-04

Já só faltam 4 anos

Ouvem-se e leêm-se resmas de comentadores, jornalistas, analistas e nenhum consegue dar uma visão da realidade sociológica americana que nos explique porque é que Bush ganha, visto daqui parecia impossível ganhar, deste lado do Atlântico quase todos estavam no mesmo barco, mesmo muita gente habitualmente alinhada à direita confessava a sua simpatia pelo candidato democrata, quem votou então em Bush ?
Quem caucionou o aprofundamento do desastre iraquiano, o unilateralismo internacional, os défices comercial e orçamental, o retrocesso nas políticas sociais ? ...
A resposta fácil a esta questão atirada normalmente em conversas de circunstância traduz-se em tiradas como: Os americanos são uns nabos !(versão soft).
Chego à conclusão que os jornalistas vêem os Estados Unidos sem sair de Nova Iorque, e servem-nos apenas um dos lados da realidade, uma realidade compatível com a europeia, menosprezando, talvez numa atitude de superioridade moral, a outra realidade, a que deu a vitória a Bush, pela sua excentricidade quando confrontada com a matriz de valores da velha Europa.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?