<$BlogRSDURL$>

2005-01-16

Quase dois meses

depois de pedida, obtive ontem a ligação ao ADSL da Oni (Oniduo), pela publicidade a ideia que fica é que, é só comprar o pacote que traz o telefone e o modem instalá-lo e está feito, pura ilusão, pelo meio há que preencher os formulários da praxe juntar cópia disto e daquilo, meter no correio e esperar sentado porque como me avisaram no atendimento no primeiro de muitos contactos que efectuei para saber como corria o assunto, demora cerca de 30 dias a activar o serviço, se correr bem, logo me avisou a senhora, curiosamente nada disto não vem referido no pacote, pelo menos de forma visível.
Passados uns dias recebo uma chamada, esfrego as mão de contente, pensando que seria para avisar da activação, afinal não é assim tão mau pensei, puro engano, era para me dar a triste notícia de que a central estava lotada e sendo assim não poderia ver-me livre da assinatura do telefone paga à PT, o preço do serviço no total mantinha-se pagando apenas o diferencial e as chamadas à Oni, restando o incómodo de ter duas contas mensais para pagar. Próximo do final do ano, tendo já decorrido um mês, recebo finalmente o código de acesso ao serviço ADSL, mas com o aviso de que o serviço seria "activado dentro de um prazo médio de 9 dias", passados os nove dias e mais alguns ligo para a Oni e ainda só estava activado o serviço fixo para o ADSL era preciso mais uma semana, seguiu-se ainda outra semana em cima dessa e mais uns tantos telefonemas quer para a Oni quer para a PT sem qualquer um deles me conseguir dar uma ideia concreta de como estava o processo, ontem já sem saber para que lado me havia de virar, decido instalar o modem, et voilá, a coisa já estava a funcionar, isto tendo eu falado horas antes para os dois operadores, sem qualquer deles me conseguir dar esta informação simples, apesar de terem consultado os sistemas informáticos, ao que parece ambos autistas.
Do que me pude aperceber a responsabilidade desta embrulhada, poderá ser dividida a meias pelos dois operadores.
Fala-se tanto da burocracia estatal, do tempo que demora a criar uma empresa ! Fosse isto um serviço público e, a funcionar desta forma, já teria sido demitido o ministro da tutela, daria direito a abertura do telejornal, audiência com o Presidente da Republica, debates parlamentares noite dentro, como não é, fica tudo ofuscado pela névoa da publicidade.
Estes obstáculos à disseminação da Banda Larga (que de larga tem muito pouco, refiro-me a num serviço que assegura a mísera velocidade de 512 Kbps, quando noutros países se navega correntemente e 16 vezes esta velocidade), criam condições favoráveis para o alargamento do fosso entre aqueles que potencialmente têm acesso a uma quantidade de informação que, de tão desmesurada, cria um novo problema que é o como gerir tamanho manacial, e os outros, os que permanecem do lado de fora, novos analfabetos destes tempos.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?