<$BlogRSDURL$>

2005-01-14

Será que nasceste nos anos 60, 70 ou 80 ?

Como conseguiste sobreviver?
Os carros não tinham cinto de segurança, nem apoio de cabeça nem seguramente airbags.
No banco de trás era a festa, era"divertido" e não era "perigoso"
As barras das camas e os brinquedos eram multicolores ou pelo menos envernizadas e com tintas contendo chumbo ou outros produtos toxicos
Não havia protecção infantil nas tomadas eléctricas, portas das viaturas, medicamentos e outros produtos quimicos de limpeza.
Podia-se andar de bicicleta sem capacete .
Bebia-se agua da mangueira de rega , num chafariz ou não importa qualquer outro sitio, sem que fosse agua mineral saida de uma garrafa estéril ...
Faziamos carros com caixas de sabão e aqueles que tinham a sorte de ter uma rua asfaltada inclinada junto de casa podiam tentar bater records de velocidade e aperceberem-se, tarde demais, que os travões tinham sido esquecidos... Após alguns acidentes, o problema era normalmente resolvido!
Tinhamos o direito a brincar na rua com uma unica condição estar de volta antes de anoitecer. E não havia GSM e ninguém sabia onde estavamos nem o que faziamos... Incrivel!
A escola fechava ao meio-dia para almoço, podiamos ir comer a casa .
Arranjavamos feridas, fracturas e às vezes até partiamos os dentes , mas ninguém era levado a tribunal por isso. Mesmo quando havia grande bagunça, ninguém era culpado excepto nós mesmos .
Podiamos engolir toneladas de doces, torradas com toneladas de manteiga e beber bebidas com Açucar de verdade, mas ninguém tinha excesso de peso, porque estavamos sempre na rua.
Podiamos partilhar uma limonada com a mesma garrafa sem receio de contagio .
Não tinhamos Playstation, Nintendo 64, X-Box, jogos video, 99 programas de TV por cabo ou satelite , nem video, nem Dolby surround , nem GSM , nem computador , nem chat na internet , mas nós tinhamos.... amigos !
Podiamos sair, a pé ou de bicicleta para ir a casa de um colega, mesmo se ele morasse a vários km , bater à porta ou simplemente entrar em casa dele e sair para brincarmos juntos .
Na rua, sim na rua no mundo cruel! Sem vigilância! Como é que isso era possivel? Jogavamos futebol so com uma baliza e se um de nós não era seleccionado uma vez, não havia traumas psicologicos, nem era o fim do mundo!
Por vezes um aluno talvez um pouco menos bom que os outros tinha que repetir. Ninguém era enviado ao psicólogo ou ao pedopsiquiatra. Ninguém era disléxico, hiperactivo nem tinha " problemas de concentração". O ano era repetido e pronto cada um tinha as mesmas oportunidades que os outros.

Nós tinhamos liberdades, erros, sucessos, deveres e tarefas ... e aprendiamos a viver e a conviver com tudo isso.
A pergunta é então: mas como conseguimos sobreviver ? Como pudemos desenvolver a nossa personalidade ?
Serà que tu também és desta geração?

Se sim, envia esta mensagem aos teus contemporneos, mas também aos teus filhos, sobrinhos e sobrinhas, etc. para que eles vejam como era ,naquele tempo !

Eles vão achar que a nossa época era aborrecida .... ah, mas como eramos felizes !


Este texto recebido ontem à hora do almoço (emviou-mo a Mana), deixou-me bem disposto para o resto da tarde, tesos como uns carapaus sem a carapaça protectora que queremos impor aos nossos filhos hoje, não deixámos de brincar, e muito, e sempre na rua enfim está escrito em cima, e há muito mais barbaridades que faziamos e que não estão acima, ainda há dias, brincando, chamava irresponsável à minha mãe, precisamente por me deixar andar à solta dessa forma, recordava então um episódio em que com cerca de dez anos levei sozinho a minha irmã, que devia ter por volta de quatro, ao Palácio de Cristal ver um elefante, o bicho, que conheciamos apenas da TV, pertencia a um circo que estava em exibição, e aguardava a sua entrada em cena do lado de fora da cúpula ,acessível aos olhares dos mirones, depois de saciada a curiosidade esperávamos pelo início do espectáculo e moíamos a paciência ao porteiro até ele nos deixar entrar para a galeria, de borla claro.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?