<$BlogRSDURL$>

2005-09-11

Uma boa ideia


Às Vezes

Às vezes tenho idéias felizes,
Idéias subitamente felizes, em idéias
E nas palavras em que naturalmente se despegam...

Depois de escrever, leio...
Por que escrevi isto?
Onde fui buscar isto?
De onde me veio isto?
Isto é melhor do que eu...
Seremos nós neste mundo apenas canetas com tinta
Com que alguém escreve a valer o que nós aqui traçamos?...

Álvaro de Campos


É uma ideia fantástica para combater a ignorância e o desinteresse geral pela poesia, eu acrescentava-lhe passagens de ficção, citações de filosofia e momentos da História e Ciência e ...tudo o que faz falta na formação das pessoas. Abria de certeza o apetite por mais, é que, a meu ver as pessoas só não consomem, não é porque sejam não sejam mais ou menos dotadas intelectualmente, é porque não lhes é proporcionado, não sabem que existe, desconhecem o prazer que se pode retirar. Funciona, sem tirar nem pôr, como a publicidade, estou a fantasiar, mas se num quarto dos out-doors fossem utilizados para este efeito, a seguir programas de televisão sobre o mesmo teriam seguramente outras audiências, nos filmes e novelas, como aliás se faz subtilmente relativamente a bens de consumo, era fazer passear os casais sempre in love das novelas por galerias de arte meter duas frases no diálogo sobre o assunto, nas cenas de sexo podia-se encher as mesas de cabeceira de grossos volumes, estou a imaginar aqueles filmes mais púdicos em que se ouve só o ruido da acção, como quem não quer a coisa ir passeando a câmara pelas lombadas.
Isto soa um bocado a pretensão educadora dos povos, mas se se permite que a publicidade o faça, quase sempre para o interesse de poucos, porque não aplicá-lo no interesse geral, aqui entrava outra discussão, que é se isto tem mesmo interesse geral, se dá de comer a alguém...

Comments:
Eu tamb'em achei a ideia fant'astica, digna de louvor.
Nas ruas de Leiden, volta e meia deparamo-nos com poemas escritos nas paredes, de autores de v'arias l'inguas.
E o Portugu^es est'a l'a.
Num dos caf'es da cidade existe um mapa onde est~ao indicados todos os poemas com a respectiva localiza'c~ao. Adorei!
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?