2005-10-25
A minha escola é melhor que a tua
«Os rankings têm muitas vezes um efeito muito negativo que é o de estigmatizar
escolas que têm boas práticas com casos complicados e que conseguem milagres nos
resultados, mesmo quando estes são negativos»
Mª.Lurdes Rodrigues-Ministra da Educação (Diário Digital)
Perante a desinformação originada pela publicação por alguns jornais, já habitual nesta altura, do ranking das escolas com base na classificação dos exames do 12º ano - todos com resultados diferentes-, a ministra anuncia a intenção de trabalhar os dados através de indicadores com outra consistência, que permitam aferir o esforço que as escolas fazem e consequentemente o mérito que efectivamente têm, porque é muito fácil ter bons resultados se se partir de uma posição claramente previligiada.
A publicação dos rankings constitui claramente uma forma de pressão no sentido do financiamento público do ensino privado, talvez um contra-ranking proposto pelo ministério da educação seja mesmo o melhor remédio para desmontar a ilusão actual de que despejando os meninos nas primeiras escolas do ranking eles saem de lá doutores. Quanto aos que estão no fundo do ranking ... azar, têm o que merecem.
«Falta uma informação fundamental para um `ranking' poder ser uma coisa
séria, que é a origem social dos alunos e sem isso não é possível fazer uma boa
análise»
Comments:
Enviar um comentário