<$BlogRSDURL$>

2005-10-04

A Áustria acabou por não obter o que pretendia mas sai do Luxemburgo com um acordo entre os 25 sobre a abertura de negociações de adesão com a Croácia, uma questão que Viena sempre negou estar ligada ao problema com a Turquia.


Má fé negocial

Acusava ontem de manhã Freitas do Amaral, nessa altura ainda eram negras as perspectivas de um acordo: sabia do que falava.
Ainda assim, o acordo conseguido, desanuvia um pouco a política internacional, que tem andado pelas ruas da amargura, é ver o atoleiro negocial em que se encontram as Nações Unidas a respeito do upgrade das suas regras de funcionamento, que o secretário geral pretendia ter como prenda do sexagésimo aniversário da organização e que correm o sério risco de se trasformarem numa declaração de intenções sem qualquer substrato.
Posta de lado a roupa suja sobre a negociação e os considerandos geo-estratégicos, sobra ainda um aspecto bastante positivo que é a perspectiva de daqui a uma dúzia de anos podermos dar um salto à velha Constantinopla sem passaporte e sem câmbios.


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?