<$BlogRSDURL$>

2005-02-11

Contas de cabeça

Têm sido assim os últimos dias, começa com; por exemplo 99+99, o que dos pais está mais à mão vai respondendo, segue-se outra 100+99, outra ainda 98+99, chegando à terceira ou quarta soma pára para digerir, fica em silêncio uns momentos e dispara nova série. A caderneta de cromos agilizou o seu conhecimento dos números, e também das letras já agora, lê já sem dificuldade qualquer número de três digitos. Há no entanto uma coisa que não conseguiu encaixar na sua meia dúzia de anos: a infinitude dos números, já depois de por diversas vezes lhe ter tentado explicar que os números são infinitos, que uma vida inteira não é suficiente para os contar a todos, volta invariavelmente à questão: - sabes contar até quantos ?, reveladora é a pergunta que me fez há dias, possivelmente saída de alguma conversa com o avô - quantos são infinitos? na convicção dele, conforme pude perceber pela explicação, infinitos seria um número como cem é um um e dois zeros ou mil um um e três zeros.
Quanto a letras, todas as vogais e algumas consoantes no total de treze, inventariadas em conjunto há poucas horas, hoje foi a vez do R, já sei Raul dizia ele, satisfeito com a façanha, já sabe todas digo eu, confortado ao vê-lo dar os primeiros passos neste caminho, ainda que gaguejando aqui e ali já consegue ler pequenos textos, agora os papeis invertem-se e é ele que nos lê histórias ao deitar, e ainda por cima com gosto como confessava há pouco à mãe :-Adoro ler-te uma história.

2005-02-10

Jacaranda mimosifolia

Há já algum tempo que ansiava por conhecer um Jacaranda, lera sobre eles numa crónica apaixonada de António Barreto. Mal sabia eu que havia um aqui, mesmo à mão de semear.



foto : dias com árvores






2005-02-04

Protesto

Às oito e meia da noite não são horas para debates, vê-se bem que nenhum deles tem crianças em casa, aliás se se reparar, dos cinco lideres, só Jerónimo de Sousa terá uma vida familiar "convencional", essa hora definitivamente é hora da família, como é que se consegue prestar atenção com:
-Gabriela saí da frente da televisão;
-Ó Daniel agora não posso ligar o computador;
-Pai acende a luz do WC que quero fazer xixi;
-Gabriela calça os chinelos;
-Pai o Raul cheira a cocó;
-Daniel vai pôr a chupeta ao teu irmão;
-Né pega no Raul, não vês que está a chorar;
-Pai o Daniel bateu-me;
-Ó Gabriela não tragas os brinquedos para a sala;
Não falando ainda das propostas indecentes da mãe:
-Né, Arrumas a cozinha ou estendes a roupa?
Meus senhores, hora para debates é depois das onze da noite.

2005-02-03

Vá-se lá perceber isto

Bush vai daqui a pouco ao Congresso pedir duas coisas fantásticas, mais dinheiro para a defesa e autorização para reforçar a privatização da segurança social, porque a população envelhece e o dinheiro escasseia .
Parece que o Donald R., que já deve ter a reforma assegurada, quer armas com mais power que perfurem bunkers e coisas assim.

Aí está o Raul por altura do Natal



Não havia necessidade do figurante, ainda por cima com aspecto de toucinho mal chamuscado.

Galheteiro em vias de extinção

...a tradicional utilização do galheteiro nestes estabelecimentos não só não contribui para esta valorização, uma vez que não permite ao consumidor identificar a origem do azeite, como se revela
manifestamente inadequada em termos de higiene e segurança alimentar e de protecção da saúde dos consumidores.

Havia tanto para dizer sobre o galheteiro, mas agora não me ocorre nada, achei piada quando deparei com isto hoje num boletim fiscal, e surpreendi-me por alguém, algures nalgum gabinete da europa central, tenha um dia acordado com a firme intenção de pôr fim ao dito objecto e tenha posta mãos à obra.


A palavra

Descobri finalmente qual é a palavra, há dias que matutava no assunto, teria que ser qualquer coisa tipo paneleiro ou homosexual, no entanto estas não me pareciam palavras para as crianças chamarem umas às outras, só hoje de manhã depois de ter dormido sobre o assunto, isto depois de ontem a Diana Andringa, num debate na televisão, ter dito que toda a gente sabia qual era a palavra e ninguém a dizia, alto lá, toda a gente menos eu, então hoje no caminho para o trabalho fez-se luz, a palavra é maricas.

Esta é para fazer concorrência às alheiras da menina do correio verde

Toma lá: Tarte de Bacalhau



A esta hora o infeliz que teve a ideia de plantar uma àrvore de Natal AZUL no cimo do Pavilhão Rosa Mota (Vulgo Palácio), já não deve trabalhar na Câmara do Porto, ou então foi promovido ao serviço de recolha de detritos urbanos.


2005-02-02

Estranho mal

Já desconfiava que a minha saúde mental já teria tido melhores dias, mas cada vez tenho mais a certeza, não é que agora rio-me sozinho cada vez que leio o nome Fonseca. Ontem dei por isso claramente, estava a passar os olhos numas facturas, nome do fornecedor: Vitor Fonseca, há que arreganhar a taxa para a factura, passado um bocado o mesmo sintoma quando ligo para o banco para falar com o Dr.Pedro Fonseca.

2005-02-01

Sócrates ganha pontos

Na minha indecisão quanto ao sentido de voto das próximas eleições, numa disputa que promete ser renhida até ao momento em que, já na cabine de voto, encaminho o bico da caneta para o quadrado que vai levar com a cruz. Então não é que o melro veio ao mundo em Miragaia - Porto, tal qual eu e a prole, um factor de muitissimo peso a ter em conta sim senhor.
Eu se fosse a ele, fazia disso bandeira da campanha, parece que já estou a ver os outdoors : Sócrates um homem do Norte.

A Democracia afinal sempre pega de estaca

Parecem dizer os níveis de participação eleitoral dos iraquianos, dando razão aos ideólogos da política externa norte americana. Ainda será cedo para cantar de galo, o que se terá conseguido foi apenas um pequeno passo no caminho para a democracia e, além disso, há que ter em conta o elevado preço em vidas humanas para se chegar até aqui.

Notícia de última hora

O Raul tem o primeiro dente a romper, o sorriso generoso e desdentado vai então passar a sorriso pepsodente.
Deram pelo achado hoje no infantário, quando ao lhe darem a papa sentiram qualquer coisa a bater na colher, foram ver e era ele o incisivo inferior.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?