<$BlogRSDURL$>

2007-04-09

Dos poucos monumentos que foram cenário da fundação de Portugal, desde o tempo em que Afonso Henriques ainda estava em projecto, o Mosteiro de S.João de Tarouca é um deles. Dito isto, é começar a bater com força, muita, na falta de sinalização para lá se chegar, na falta de um centro interpretativo; quem lá chega percebe facilmente, pela imponência das ruinas que restam em contraponto com a pequenez do lugar, que aquilo já foi muito importante, o resto tem que adivinhar porque não há nada nem ninguém que explique o que quer que seja. Podemos também bater nos manuais escolares que limitam a história da fundação ao Castelo de Guimarães, bater também no regime Salazarista do Estado Novo que usou e abusou da história para propaganda auto-legitimadora. Enfim, é levar o trabalho de casa feito, porque de outra forma chegamos lá e o que está à vista é pouco mais que nada.

Desta vez atacámos a Beira pelo Montemuro, não é tecto do mundo mas à volta tudo o resto fica abaixo, vale a pena parar no cimo e olhar Portugal de Cima para baixo, a só o Marão ao fundo desafia o horizonte a norte, a sul a serra da Estrela descemos a Castro Daire e, às apalpadelas, seguimos para S.João de Tarouca. Passámos já quase ao lusco-fusco em Fonte Arcada o casco-histórico pareceu-me extrememente bem cuidado e coerente, placas informativas com fartura, pede e justifica mais tempo, que uma breve passagem de carro. Depois de pararmos brevemente em Sernancelhe, chegamos já noite e com chuva a Trancoso para jantar. Trancoso vale por si só uma visita a estas paragens, o centro histórico é grande, vivo e extremamente bem conservado.

Uma nota: O Domingo talvez não seja o dia ideal para passeios por estas bandas; as localidades estão quase desertas, os cafés fechados na sua maioria e achar um restaurante para jantar é uma proeza quase impossível. Falta muita divulgação, promoção, marketing, o que se quiser, falta a quem chega de fora sentir que é bem vindo.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?