2007-06-11
Foi para isto que foi feriado na Quinta-feira
Convém saber-se estas coisas.É que não falta por aí quem, pondo em causa o nosso fervor religioso, tenha a veleidade de sugerir a supressão dos feriados religiosos.
Vê-se precisamente numa das fotos o nosso Bispo novinho em folha D.Manuel Clemente, com um relicário nas mãos onde supostamente estaria a Hóstia consagrada. A precedê-lo vinham representantes de toda a cristandade portuense: escuteiros, paróquias, ordens religiosas e outros que não consegui identificar, todos convenientemente trajados e identificados com estandartes. No fim do cortejo vinha o povo, que era bastante mais do que eu, que soube do evento por acaso, esperava.
Das crias só foram as mais novas, o Raul gostou das motas da polícia com as luzes a piscar ali á mão de semear, não são todos os dias. A Gabriela fica desconfortavel com o excesso de formalismo, até a mim (o senhor me perdoe!) o desfilar disciplinado dos estandartes e umas botas de cabedal preto engrachadas que passavam em fila indiana me fizeram lembrar outros desfiles. Aparte esta impressão subjectiva, parece-me um acontecimento com muita dignidade que, mais divulgado, pode trazer mais gente para a baixa neste dia, independentemente da forma mais ou menos empenhada com que vistam a camisola do catolicismo.
Nota final: convém ir preparando a lição para os feriados de 15 de Agosto e 8 de Dezembro.
Comments:
Enviar um comentário