<$BlogRSDURL$>

2007-12-24

Ó pai também quero dar uma moeda



Um chocolate,para quem der pistas sobre a música com que este casal enfeitava o Natal da nossa baixa, ontem pela tarde.

O hino da nossa rua, pelo nosso artista.

2007-12-21

Projecto experimental recuperou num ano 90% dos maus alunos

O projecto, ..., passa pela colocação na escola de um conjunto de psicólogos que detecta as dificuldades das crianças e depois intervém junto da família. Ao aluno é então estabelecido um programa para o ajudar a suprir as dificuldades, na maioria das vezes, a nível oral e da escrita.

JN, 20/12/2007

Esta semana apresentavam-me como uma inevitabilidade os maus resultados e a indisciplina de muitos miudos, no caso particular da EB1 de S.Nicolau (Porto). Este exemplo mostra que não tem que ser assim, que há soluções a tentar.
Se individualmente eu resolvo o meu problema imediato, pondo os miudos noutra escola, socialmente vou levar com ele em cima mais à frente de outra forma ainda mais violenta, como é fácil de ver pelas notícias destes dias.
Cabe à Câmara do Porto chegar-se à frente (tomar a iniciativa, liderar) e assumir convenientemente as suas responsabilidades. Cabe aos professores e pais (mea culpa) empurrar o assunto para a agenda, dar visibilidade ao problema.

2007-12-20

Eu também gosto...

"O Luiz Pacheco é provavelmente o maior filho da puta, a pessoa mais corrosiva, mais intratável que há, mas eu gosto dele. Não sei porque mas gosto dele. O Luiz tem a capacidade de dizer o que pensa, de dizer mesmo tudo o que pensa, mesmo o que não poderia dizer(...)" Publicado por amnésia (site não oficial)

...ia mesmo sugerir a nova edição da "Comunidade" para prenda de Natal, mas pensando bem é melhor não.

2007-12-17

Apresentador cubano foge para EUA

"Espero ganhar uma vida no exílio e poder ver os meus filhos crescer com a oportunidade de estudar o que queiram, sem ter que estar de acordo com o sistema"

"Não quero pedir mais permissão a ninguém para me expressar, deslocar ao redor do mundo e fazer o que tenho vontade"

2007-12-10

O empadão ficou uma cagada, valeu o momento pelas melodias que vinham da sala e para as quais a Gabriela empenhadamente ensaiava coreografias próprias e pelo TPC. O mais pequeno ensaiava variações com o presépio montado ontem. A cria que restava estava involuntariamente a fazer-me companhia na cozinha, prostrado ante o dito TPC que, como sempre, ficou para a última.
Enquanto eu lutava com o puré de batata, ia picando: - Queres ajuda? - O que é que tens que fazer?
Ele não sabe, duvido mesmo se a professora terá consciência disso, mas o que ele tinha para aprender, era, para a vida em sociedade tal como existe no que conhecemos como mundo Ocidente, a coisa mais importante:

Os europeus partilham certos valores como o respeito pelos direitos do Homem e a democracia

As escolas podem dar fantásticos Engenheiros e Doutores, mas antes de mais tem que dotar os alunos, futuros votantes, de uma consciência critica capaz de manter à distância eventuais futuros candidatos a governantes como muitos dos que nos visitaram nestes dias.

(o texto)

Dois mil anos de história

Apesar do mosaico de línguas, de culturas e de modos de vida, todos os povos da Europa têm uma herança comum. Ao longo dos séculos, foram, com efeito, influenciados pelas culturas grega, latina e cristã.
A União Europeia não nasceu no século XX de um golpe de varinha de condão. No passado houve várias tentativas de reunir a Europa sob uma autoridade única. Assim, há dois mil
anos, Roma era a capital de um gigantesco império que dominava todos os países da bacia do Mediterrâneo.
O denário, verdadeira moeda única utilizada pelos Romanos em todo o império, favoreceu o desenvolvimento do comércio, tal como o euro, hoje em dia.
Mais tarde, Carlos Magno, Carlos V e Napoleão também tentaram construir uma Europa unida, de armas na mão.
Cada país da Europa tem a sua história e a sua cultu'ra próprias. Não se encontra a mesma arquitectura em Itália e na Finlândia, por exemplo. Da mesma forma, cada nação tem os seus grandes músicos, os seus grandes pintores e os seus escritores. Mais, a partir do século XVI, a Europa também é um lugar de trocas e de encontros. Artistas foram trabalhar noutros países, exploradores sulcaram o mundo... E a invenção da imprensa acelerou a difusão das ideias e das descobertas.
Os europeus partilham igualmente certos valores, como o respeito pelos direitos do Homem e a democracia, cujos princípios fundamentais foram estabelecidos pelos Gregos, na Antiguidade.
A princesa Europa
Segundo a mitologia grega, Europa era o nome da filha do rei da Fenícia, um antigo país da Ásia. Um dia, Zeus apaixonou-se por ela. Para a abordar, transformou-se num touro branco, fê-Ia montá-lo e raptou-a.

Jean Benoit Durand, A Europa passo a passo, Miosótis

Outra versão, só instrumental, onde se pode ver este comentário.
Eu nunca me atrevi a oferecer chocolates, eu punha em dúvida a existência da melodia, em desespero cheguei a imaginar que fosse algum delírio criativo da mente.

Does anyone knows in which movie that song can be heard, i'm sure I already heard it in a movie(perhaps a medieval one). I'll offer a chocolate to the one who'll find it out .

Aleksander Borodin
(1833-1887)



Danças Polovtsianas, da suite “O Príncipe Igor”
. (Introdução e Allegro)

Fonte

Sem saber de onde é que isto vinha, talvez de alguma reincarnação anterior, andava há algum tempo com a melodia inicial a trautear cá dentro, continuo sem saber onde é que a apanhei, mas, hoje, encontrei-lhe o rasto: enquanto travava uma luta titânica com o empadão de peixe na cozinha, ela começou a soar vinda da sala de um cd recém-chegado cá a casa, obséquio à Gabriela pela sua prestação na apresentação de Natal da escola de dança.

2007-12-05

Nós imPORTO-mo-nos


2007-12-03


Amanhã há S.João






Venda de lanternas servirá para pagar a despesa de aniversário



Programa



Eu 11 não prometo que leve, mas três só se não puder.


Andava em pulgas para tomar a temperatura ao território, foi hoje. Saibam os caubois que, ainda eles não sonhavam nascer, já eu ia pela mão da minha avó Alzira até quase debaixo da ponte onde estavam as peixeiras, à vinda, pelo mesmo caminho, havia o talho e as batatas onde às vezes também se aviava, já na Reboleira paragem obrigatória no Sr. José para o resto da mercearia, parece coisa pré-histórica mas não havia Continentes nem Minipreços, as compras eram feitas aos pingos todos os dias. Uma curiosidade que fica aqui entre nós, era sagradinho, à noite, como quem não quer a coisa, largar os sacos do lixo caseiro nuns buracos que havia em cima do muro, a lei da gravidade encarregava-se de os fazer chegar ao rio logo abaixo, a consciência aliviava logo que se voltava as costas à água, estávamos longe dos tempos do buraco do osório.

Retomando. O território estava calmissímo e apetecível, mais que o costume, o tempo fosco afastou os domingueiros. Com a cidade por trás das costas o leito manso do rio disputava (e ganhava) a atenção às revistas espalhados na mesa.
As carruagens aparecem ali na zona um bocado fora de contexo, a mim quando ouvi o bater compassado dos cascos no empedrado lembraram-me os filmes do Sherlock Holmes na Londres do Sec.XIX, mas os turistas parecem apreciar, estas estavam deliciadas com os bichinhos, era vê-las quando apearam a fazerem miminhos e beijinhos nas ventas dos ditos. Quase fiquei com inveja.

Ele também queria estar no youtube.

2007-12-01


Tiro o chapéu ao Correio da Manhã
Só faltaram as fotografias, nenhum outro lhe chegou aos calcanhares.
Procurem o video no youtube, é fácil de encontrar.
Se não se atalhar caminho, vai-se magoar mais gente com toda a certeza. trata-se apenas de trabalho de polícia.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?