2006-05-31
Em próximas revisões do procedimento esperam-se pormenores sobre os padrões admissíveis das gravatas, sobre a distância da saia ao joelho e sobre o fato, claro está, azul marinho com a risquinha da ordem, o cálice de Porto com o mindinho espetado e o sinal da cruz à entrada e à saída de joelho flectido como mandam as boas regras da predicação, ah! não esquecer de pedir a benção ao reitor.
Esta coisa só pode ter ido beber influência às Escolas religiosas afegãs de antes do 9/11.
Uma dúvida: Como ganha a vida um tipo com o canudo de Estudos Políticos?
Hipóteses : a fazer lobbying pela causa, a fazer comentário político, a Opus Dei garante-lhe um bom tacho vida fora, aconselhando a administração americana...
2006-05-29
Pápi - lápis
Miná - laranja
Nani - Daniel
Quico - Chico
Mema - Noémia
Quem - Raquel
Quego - queijo
Baio - banho
Tita - Natália, Isabel, Noémia, Ana, Rita,...
Puta - fruta
Cago - carro
Nota do editor: Dada evolução vertiginosa do vocabulário, este dicionário tem menos validade que qualquer iogurte.
2006-05-27
(Ela em tom de desdem) -Para que é que queres isso ?
(Ele, descobre-lhe a careca)-Porque quero. Está a dizer isso porque também queres.
A noite está quente, abafada, quase tropical, vinte e três graus marca o painel do carro, o trânsito é abundante, excessivo, o vermelho dos semáforos faz acumular filas, dos auto-rádios as batidas africanas destacam-se a condizer com o calor. Há também os carros habituais parados em segunda fila ou em cima do passeio e as raparigas de saia mais que mini, com o cu arrebitado, debruçadas sobre as janelas das viaturas. Dou falsas expectativas a duas, ou seriam dois, ao encostar-me a uma esquina para inverter a marcha levantam-se, evito cruzar olhares, mostro indiferença, de relance dá para ver que vestem apenas o equivalente a roupa interior. Vade retro!
2006-05-26
Enquanto isto for no sentido do cada um por si, do salve-se quem puder, os jornalistas não são diferentes do resto, também têm familia e contas para pagar.
Isto a propósito do debate levantado pelo livro de M.M.Carrilho.
Hoje portei-me mal no recreio andei a atirar leite aos meus colegas.
Cinquenta vezes, é obra.
2006-05-25
Consta que nos EUA uma senhora enviou e-mail a agradecer a excelente ideia de ter o segura-copos (trad. à letra) incorporado no computador!
2006-05-24
Por nenhuma razão especial, a melodia a fugir para o melancólico caiu-me bem à vinda para casa ontem, no carro, ao fim do dia. Nem sei o que diz a letra satélite adormecido??
Aí está o futuro.
Para quem adormeceu nos primeiros minutos como eu, está lá o último Prós e Contras.
2006-05-23
Este comentário bem disposto da pediatra, ao fazer a revisão dos 22 meses e meio, alivia-me seguramente de me preocupar com o futuro deste. Um atributo de peso, a somar aos caracois dourados. Perfilem-se pois as voluntárias para as mudas de fralda.
2006-05-22
Mais um revés na minha luta pelo abate dos caracois dourados, hoje foi a vez do homem da piscina, que espectáculo da cabelo dizia ele, - Estás a ver ! atira logo a mãe, acérrima defensora da farta cabeleira. Eu, por mim, já lhe tinha metido o pente 4, nesta coisa dos cabelos tenho de confessar que sou um fundamentalista da máquina zero, a questão prática acima de tudo; dispenso os dias de vida perdidos a secar e a pentear cabelos.
Já tiveram os dias contados algumas vezes, a última foi faz hoje um mês, agora com mais este incentivo contrário, ainda não há-de ser tão cedo.
2006-05-18
A volatilidade das preferências clubísticas do Daniel é impressionante, muda do dia para a noite sem qualquer constrangimento, eu ainda tentei explicar-lhe que dessa forma ninguém o leva a sério, mas desisti e como o futebol vale o que vale, porque é que, se lhe apetecer, não há-de andar todo o dia de camisola do Benfica e há noite pegar no cachecol azul e branco e dar um salto à festa do título no Dragão. Certo é que ultimamente acentou no Porto, no Boavista (??) e no Barcelona, resultado: fez o pleno dos festejos. Estar sempre do lado dos vencedores, é uma filosofia de vida que só lhe pode augurar um futuro promissor.
Quanto à Gabriela, vá-se lá saber porquê, manifesta uma preferência obstinada pela Académica desde sempre. Há dias o Daniel, muito convicto, segredou-me ao ouvido uma possível explicação para o fenómeno, é que Académica é feminino.
Já agora quanto ao Raul, o meu azar é que Sporting é impronunciavel para ele, Porto e Benfica já ele consegue repetir qualquer coisa parecido.
Portanto, mais nove anitos e segurança social népia, é cada um por si e deus por todos, isto segundo a última reformulação da, já habitual, profecia de Medina Carreira.
As receitas do costume para pagarem os do costume, sugeria José Miguel Júdice, na Antena 1, Segunda-feira de manhã para atalhar a situação: fim do 13º. mês, despedimentos na função pública, redução das pensões, trabalhar até aos noventa...faltou a cereja em cima do bolo, a mais eficaz de todas as medidas que seria tirar a tosse à cambada de desempregados, velhos e doentes que por ai andam a onerar a coisa.
O barro já está a ser atirado à parede, convém estarmos atentos a outro tipo de soluções ou, pelo andar da carruagem, levamos mesmo com aquelas em cima.
2006-05-17
O que é aquilo? Mafia? guerra civil? terrorismo?
Estamos habituados a que morram aos cento e vinte em países em que mal sabemos pronunciar o nome, agora ali, ainda por cima em grandes cidades às claras com a polícia à mão de semear. Tenho dificuldade em atirar uma razão que seja para explicar o fenómeno.
É sobretudo inconciliavel com a paz, a tranquilidade e a leveza em que se inspirou Tom Jobim.
Marcola (Marcos Willians Herba Camacho) é o principal suspeito de comandar os ataques contra forças de segurança paulistas --251 no total-- e as rebeliões simultâneas que mataram 124 pessoas desde sexta (12). Menos de 24 horas depois da conversa com Marcola, os motins que atingiram mais de 80 unidades prisionais paulistas haviam terminado.
Segundo o que a Folha apurou, o preso Orlando Mota Júnior, 34, o Macarrão, havia sido um dos principais interlocutores do governo . Macarrão e outros líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital) deram a ordem de cessar os atentados.
2006-05-14
Aquela mulher é uma baleia.
Comparação
Aquela mulher é boa como o milho.
Uma dúvida existencial tem perpassado pela mente da aniversariante:
Porque é que fica de noite ?
Como a percebo, a esta hora ainda gostava de ter gaz suficiente para me sentar calmamente no sofá a ver um filme, sem cair para o lado nas primeiras cenas.
2006-05-13
2006-05-12
2006-05-11
Corre p´ra elas e atira-se aos seus braços com fome de xis, para rematar chama-lhes Tita com um sorriso escancarado, aí elas já estão de quatro a encher-lhe as bochechas de beijos e afagar-lhe os caracois dourados.
2006-05-10
Por que razão é que a taxa de descontos tem de ser fixa? Ela não é igual para todos nos impostos, pois não?
2006-05-09
Começaram as idas ao pote.
Mal podemos esperar para nos vermos livres de fraldas e toalhitas, já lá vão sete anos e meio em continuo.
Aviso à navegação: não haverá fotografias de pormenor.
2006-05-07
Estas foram as que ficaram em casa. Levaram a mãe do pai e foram à Beira Alta levar a rosa à mãe da mãe. Almoçaram todos juntos à pala dos filhos, num restaurante em que, coincidência, por gentileza, se ofereciam rosas às mulheres .
O restaurante estava à pinha caso para dizer: eram mais que as mães.
2006-05-03
O que é o Iraque? perguntava ela hoje pela manhã. Prestes a fazer cinco anos, Gabriela Botelho revela desta forma os seus dotes precoces para o opinanço em matéria de Política Internacional.
Logo acima da bandeirinha vermelha, antes de chegar à fronteira ilustrada pelo traço amarelo, mesmo no sítio onde a estrada passa por cima do rio Homem, é aí o Paraiso, e foi aí depois de um almoço manhoso às portas da vila adormecida do Gerês que se passou o 2º acto.
-Ó pai posso tirar as sapatilhas... e as meias...e as calças...e a camisola.
O pai fui dizendo que sim, até que ficaram os três de cuecas. O resto é fácil de ver: chafurdanço, a medo, que a água estava fria, e muita pedra que se, às vezes, até acertava na água, outras iam ameaçando a integridade física do parceiro do lado.
Dão-se alvissaras a quem saiba de água mais transparente do que esta.
2006-05-02
O último Domingo teve um aspecto diferente dos outros, é que no dia seguinte era Domingo novamente, daí que estava posta de lado a tensão dos Domingos "normais" em que já se avizinha o cheiro a Segunda-feira, não sei se por isso, ou se por o tempo ameno convidar, os jardins do Palácio de Cristal estavam cheios de malta a curtir; próprio desta época abundavam os casais em marmelanço mais ou menos empenhado, outros, como nós, a arejar a canalhada, muitos a ler sentados nos bancos ou deitados na relva sozinhos e acompanhados, resmas sentados na esplanada a ver quem passa enquanto molhavam o bico ou davam umas lambidelas preguiçosas num sorvete, havia mesmo uma máquina de calcular deitada na relva a testemunhar a fraca vontade de estudar do casal que lhe fazia companhia, mais concentrado noutras matérias, alguns sozinhos indiferentes a quem ia passando, lendo ou somente olhando a paisagem, e claro, não faltava também a malta do piquenique com o cobertor e o garrafão da praxe.
2006-05-01
A mim também. E olhando a foto abaixo lembro-me perfeitamente, e com algum saudosismo, das noias de cada uma das personagens. Compatibilizava-se isto com a Abelha Maia e o Verão Azul e as novelas brasileiras dos primórdios e tudo o resto que passava nos dois canais, havia uns sortudos que apanhava, ainda que com muita foirmigueirto, a TV espanhola. Todos os que cresceram nessa altura comungaram obrigatoriamente de tudo o que ia na TV, hoje, para o bem e para o mal, com a variedade de oferta televisiva e video e DVD e a multiplicidade de canais cabo, é possível esta geração chegar à idade adulta com referências diferentes uns dos outros. Cá em casa vamos fazendo por impingir o que vimos nessa altura com gosto, e os miudos absorvem com o mesmo prazer que nós há um quarto de século atrás, juntam a isso o gosto pelos pokemons e outros que tais que a nós olhamos de lado com algum desdém, um facto curioso é que a bonecada que hoje passa com maior sucesso é, tal como no antigamente, feita por japoneses. Resumindo: o que me parece absolutamente diferente entre ontem e hoje, é que eles, tendo oportunidade de ver bonecada de manhã à noite, não terão memórias destas séries "para adultos".